quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

VAMOS CANTAR?


Boa noite meus queridos.
Gostaria de me desculpar pela pausa, final de ano é uma correria... Mas, vamos ao que interessa!

Hoje a postagem é inocente, feita para saciar a curiosidade daqueles que amam entender ou captar significados ocultos em músicas... Ou melhor dizendo, CANTIGAS.






Já pensou em parar, só para analisar a letra ou o possível sentido de uma cantiga? Seja ela de roda ou de ninar... Hoje, vou falar um pouco sobre elas e sobre o seu significado oculto.





BRILHA, BRILHA - ESTRELINHA




Bem, essa canção é muito sugestiva:

Brilha, brilha estrelinha

Quero ver você brilhar

Faz de conta que é só minha

Só pra ti irei cantar

Brilha, brilha estrelinha

Brilha, brilha lá no céu

Vou ficar aqui dormindo

Pra esperar Papai Noel


Em algumas especulações e interpretações, dizem que essa música é cantada por um pai que teve sua filha levada justamente na época do natal, não se sabe ao certo se por demônios ou por outras entidades... Mas, ele se refere à filha como "estrelinha". Muitos dizem visualizar o pai cantando essa canção acocorado no canto do quarto escuro da filha.




CIRANDA, CIRANDINHA




Bom, essa não tem um significado tão macabro, mas traz consigo um tema alarmante: O interesse.
Dizem que a música é cantada por uma mulher que era muito ligada ao luxo e acabou por conhecer seu amor verdadeiro, o problema é que seu amor era pobre... E o amor não durou. 

"O Anel que tu me destes

Era vidro e se quebrou;

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou..."




ATIREI O PAU NO GATO





"Atirei o pau no gato tô tô

Mas o gato tô tô

Não morreu reu reu

Dona Chica cá

Admirou-se se

Do berro, do berro que o gato deu:

Miau!"

Tá, eu confesso: Até eu achava essa música inútil quando mais nova... Mas, agora posso avalia-la de uma maneira mais precisa. Meus queridos, estamos falando de uma clara tentativa de homicídio. Reza a lenda que colocaram o gato para disfarçar, mas a tentativa de tentar matar o lindo "gatinho" é real, e dona chica serve como cúmplice... E fica assustada pelo fato de ver a vítima sendo brutalmente torturada e ainda assim continuar viva, emitindo gemidos de dor: MIAU! 




BOI, BOI... MEU DOCE BOI!





"Boi, boi, boi

Boi da cara preta

Pega esta criança que tem medo de careta..."



Confesso que essa nunca foi a minha canção favorita, principalmente depois de ficar sabendo de alguns fatos...
Dizem que o boi da cara preta é nada mais, nada menos do que um DEMÔNIO.Agora, imagine sua mãe pedindo pra ele te buscar... Isso mesmo. A lenda diz que algumas mães não sabiam o significado dessa cantiga e acabavam trazendo muitas maldições para os filhos ao pedir que o Boi, os pegasse. 







Bom, seja falando de estrelas, de bois ou anéis, as cantigas têm significados diversos... E muitas vezes macabros mesmo. Muitas trazem como personagens: Demônios, Bruxas, Vampiros, Assassinos, Psicopatas, casos de estupro, furto, mentiras e etc. 

Agora, é só chamar os amigos, juntar-se a eles e começarem a cantarolar essas músicas tão inocentes e cheias de rima.
SE CUIDEM. 

2 comentários:

  1. Que ótimo. :D
    Peço desculpas pela demora de resposta... Eu fiquei afastada por um tempo do Blog. Mas, volte sempre Lara... Estamos preparando coisas beeem legais para todos os nossos leitores. :D

    ResponderExcluir